algumas postagens do meu blog são feitas atravéz de livros matemáticos.

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sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Curiosidades

     Para construir a usina de Itaipu foram usados 12,5 milhões de metros cúbicos de concreto (ou 2010 estádios do Maracanã) e aço suficiente para construir 350 torres Effiel.
     Em 18 anos de trabalho, foram removidos 63,8 milhões de metros cúbicos de rocha e terra (oito vezes mais que no Eurotúnell.
     

Mais exercícios

1º No conjunto de R, vamos resolver as seguintes equações de 1º grau com uma incógnita:

a) 11x - 13 =                                                           d) 12x + 21 = 10x + 16

b) 17x + 50 = 7x                                                     e) 5(x + 2) - 2(3x - 1) = 13

c) 9x - 8 = 5x + 20                                                  f) t - [-t -(t - 2)] = 2 - t
g) 3 (x + 1) - 2 (x - 1) = - ( x + 5)

2º Em um retângulo, ocomprimento mede (x + 5) unidades, enquanto a largura mede 7 unidades. Sabendo de que a área desse retângulo tem 105 unidades superfícies, quando mede o comprimento desse retângulo?
3º Uma industria produziu x unidades de certo aparelho. Vendeu 50% da produção para a loja A, 30% para a loja B e os 1000 aparelhos restantes para a loja C. Quantos aparelhos essa industria produlziu?

4º Em uma partida de basquete, Cristina acertou x arremessos de 3 pontos. Se nessa partida Cristina marcou 24 pontos, quantos arremessos de três pontos ela acertou?

5º Em uma partida de voleibol não pode haver empate. Por esse motivo, o regulamento de um torneio marca dois pontos por vitória e um ponto por derrota. Disputando um torneio, uma equipe jogou 7 partidas e somou 12 pontos. Quantas partidas ela nesse torneio?

6º Rafael e Pedro trabalharam juntos e receberam 90 reais pelo trabalho. Como Rafael trabalhou mais que Pedro, este recebeu uma quantia corresponde a 80% da quantia que Rafael recebeu. Qual a quantia que cada um recebeu.

7º Para comprar um skate, Roberto precisa 4 reais a mais. Mas, se ele tiver o dobro da quantia que tem, compraria o skate e ainde ficaria com 7 reais. Nessas condições responda:

a) Qual a quntia que roberto tem?
b) Qual é o preço do skate?

8º Um carro desenvolvendo uma certa velocidade média, percorreu x km em 5 horas. Se estivesse aumentado em 20 km/h sua velocidade média, teria percirrido a mesma distancia em uma hora a menos, ou seja, em 4 horas. Qual foi a distancia x percorrida?
9º O IBGE contratou certo número de entrevistadores para realizar o recenseamento de uma região. Se cada um deles visitasse 100 residência, 60 delas não seriam visitadas. Como cada recenseador visitou 102 residências, todas as residências da região foram visitadas . Nessas condições, responda:
a) Qual o número de recenciadores que o IBGE contratou? 
b) Quantas reidencias tem tem a região?

Curiosidade

     A revista Superinterassante de janeiro de 1995 publicou uma reportagem com o título Veneza vai virar mar?
     O texto afirma que a cidade de Veneza, na Itália, instalada no interior de uma laguna de 55 Km de extenção de extenção or 13 Km de largura, está morrendo. Desde 1900, a cidade afundou 23 centímetros em relação ao nível médio do mar.
      Para resolver a questão, desde o século XVI duas teorias se confrontaram. A primeira defende o fechamentodas três entradas da laguna, por onde a maré passa: elas seriam trancadas . A outra teoria prega a preservação máxima da laguna, atribuindo o aumento do impacto das marés aos detritos industriais e urbanos que se acumulam no fundo da laguna.
        Ao longo das décadas, as marés foram ficando mais altas e frequêntes.
        As marés ficaram mais altas por causa dos dentritos que atulham a laguna. Mas o subsolo também tem decido. Na laguna, cujo a profundidade média não ultrapassa 2 metros, escavaram-se canais para a navegação de grande calado, com 5 quilômetros de extenção e 15 metros de profundidade. Por eles passaram a entrar feito um aterramento para a construção do aeroporto Marco Polo.

Exercícios para você

1º Uma lanchonete vende cheese burguer a x reais cada um. Sabendo que 1 desse preço corresponde ao
                                                                                                             5
custo da carne, do pão e dos demais ingradientes, que 1 desse preço corresponde a outras despesas e que                                                                2  
o restante desse preço corresponde a outras despesas e que o restante é lucro, qual é o monômio que representa o lucro da venda de 50 cheese burguers?

2º Qual é a forma fatorada da expressão
(x + y)² - (2x + y)(-x + y)?

3º A área de um retângulo é expressa pelo polinômio x² - 9, onde x > 3. Fatorando-o temos as medidas de seus lados. Se o perímetro desse retângulo é 32cm, qual é a área do retângulo?

4º Considere o polinômio A = (a - 1)² . (a² - 1). Calcule o quociente e o resto da divisão do polinômio A por a² - 3a - 1.

5º Numa adição de polinômios, encontrou-se o resultado 3x³ - 4x + 6, mas verificou-se que a parcela 5x³ - 8x² - 9 havia sido incluída indevidamente. Qual deve ser o resultado correto da adção?


Exercícios para você


sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Tabela dos senos, cossenos e tangentes






Não se assuste não é preciso, gravar toda essa formula pois todos os livros e questões lhe dão, tipo use seno 36º = 0,72, só é nescessário gravar o seno 30, 45 e 60, cosseno também, e tangente.
esta é a verdadeira tabela:
Essa sim é a que você precisa gravar. A maioria dos professores de matemática te essinam como gravar essa formula que será muito importante, apartir do momento em que você começa a dá relações métricas do triangulo retângulo entro outros.

Estudando médias

    Quando pretendemos estudar um fenômeno estatísticos, recorremos a certos parâmetros que representam, de forma precisa, as propriedades da distribução dos dados relativos a esse fenômeno.     
      Nesta postagem, vamos estudar os parâmetros de tendência central: a média aritimética e a média aritimética ponderada.  
       Acompanhe os exemplos a seguir.
      1º As idades dos jogadores titulares de uma equipe de basquete são: 25 anos, 27 anos, 22 anos, 30 anos e 31 anos. Qual é a idade média dos jogadores titulares dessa equipe?
25 + 27 + 22 + 30 + 31  135  = 27
                 5                      5
Então, a idade média dos jogadores titulares dessa equipe é 27 anos.
O número 27 é chamado média aritimética dos números 25, 27, 22, 30 e 31.
Assim, podemos escrever:

A média aritimética de n de números representa a soma de todos os números dividoda por n.

2º A diretoria de um clube é formada por 10 membros. As idades deles estão indicadas em anos, a seguir: 27, 30, 30, 32, 32, 30, 27, 30 e 32. Qual a idade média dos membros da diretoria desse clube?
     Considerando os dados do problema, observamos que: o valor 27 se repete 2 vezes; o valor 30 se repete 5 vezes; o valor 32 se repete 3 vezes.
      Assim, a média das idades pode ser calculada de forma mais simples:
27 . 2 + 30 . 5 + 32 . 3  =  54 + 150 + 96  =  300  = 30
          2 + 5 + 3                       10                 10
Então, a idade média dos membros da diretoria é 30 anos.
O número 30 assim obtido é chamado média aritimética.
3º As médias de uma garota da unidade de matemática foram: 6.0, 7.0, 5.0. Qual vai ser a média do bimestre dessa garota?

O professor não atribui pesos diferêntes para as notas.
Nesse caso, pode-se calcular a média do aluno adicionando-se as três notas e dividindo-se o resultado por 3
6.0 + 7.0 + 5,0   =   18  =  6.0
         3                   3 
O número obtido 6.0 pontos é chamado média aritimética dos números chamados 6.0, 7.0 e 5.0

O professor atribui pesos diferêntes para cada nota, conforme, o seguinte critério: a primeira prova tem peso 3; a nota do trabalho de pesquisa tem peso 2; a nota da segunda prova tem peso 5.
Neste caso, am édia da aluna é calculada assim:
6,0 . 3 + 7,0 . 2 + 5,0 . 5   18 + 14 + 25  57  =  5,7
          3 + 2 + 5                             10            10

Portanto a aluna teve média 5,7.
Neste caso, o número 5,7 é chamado média aritimética ponderada dos números 6,0; 7,0; 5,0.
Pelos exemplos dados, observamos que a média de uma aluna pode ser diferênte, embora as notas sejam as mesmas. Logo, vemos que uma média depende das regras estabelecidas para o seu cálculos.