algumas postagens do meu blog são feitas atravéz de livros matemáticos.

Quer pegar jogos do megaman procure no lado esquerdo onde tem escrito procurar neste blog escreva o nome do megaman

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

O Elo Matemática-Cidadania

O censo demográfico
   A análise de dados por métodos estatísticos vem sendo amplamente utilizada em diversos ramos da sociedade. Nos censos, o uso da estatística é de grande importância.
    A palavra censo vem do latim census e quer e quer dizer "levantamento de dados da população de uma cidade, estado, país etc.".
    Os censos são são realizados desde tempos remotos, muitos antes da existência da população da ciência Estatística. O censo mais antigo de que se tem registro é o da China, realizado em 2238 a.C., com o objetivo de fazer um levantamento da população e das lavouras cultivadas.
    Os diversos censos realizados pelos romanos entre os séculos VI a.C. e I d. C. tinham como finalidade principal levantar dados qualitativos da população com o intuito de possibilitar a preparação de guerras e a organização de cobranças de impostos.
    Desde a Antiguidade, portanto, os governos têm se preocupado em realizar censo com vários objetos dependendo de contexto: localidade, tempo, necessidades etc.
     Você deve ter lido em jornais e revistas ou ouvido falar em rádios, propagandas de TV, telejornais, e até mesmo na escola a respeito do último censo realizados do Brasil no ano 2000. Você sabe qual a importância do censo hoje para nosso país?
    Os censos fornecem informações atualizadas sobre a população de uma localidade, importantes para definição de políticas públicas federal, estadual e municipal e para a tomada de decisões de investimento, não só provenientes do governo como também da iniciativa privada. Assim, não é apenas o governo que se beneficia dos dados do censo, a sociedade também pode utilizar as informações obtidas por exemplo, na seleção de locais para instalação de fábricas, casas comerciais, escolas; na reivindicação de problemas específicos, como expansão da rede de água e esgoto, rede telefônica, construção de escolas, creches e postos de saúde etc. É preciso que a sociedade conheça a si mesma para que possa planejar o futuro.
       
Referência: Matemática Ensino Médio 1 ANO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário